Skip to main content

Parque do Caracol

Um projeto com objetivo de revitalizar a marca do Parque do Caracol, após uma concessão para a iniciativa privada. O desafio era capturar tanto a rica história quanto o futuro promissor do parque, alinhados com a preservação da natureza, respeito à comunidade local e atração de novos visitantes.

O projeto exigiu uma pesquisa imersiva, começando com uma visita técnica ao Parque do Caracol em Canela e seguindo com entrevistas, workshops e análises de dados. Isso nos deu base para desenvolver uma estratégia de branding que engloba Posicionamento, Personalidade da marca, Valores e compromissos, Propósito e a Brand idea: ‘Caracol, presente da Serra Gaúcha’. A identidade visual e verbal reflete essa estratégia, culminando na assinatura da marca: ‘Onde a natureza e os sorrisos se encontram’.

O design da marca foi inspirado pela essência do Parque do Caracol, representada pelo símbolo “C”, que pode ser utilizado individualmente ou junto com a palavra Caracol.

Foram criados também símbolos para a comunicação institucional da marca e para a comunicação da experiência do parque, que funcionam como um sistemas de símbolos e ícones. Para isso foram utilizadas referências da fauna e flora locais.

O resultado é uma marca renovada que não apenas destaca o Parque do Caracol como um ativo crucial para o desenvolvimento do turismo na região, mas também como um exemplo em sustentabilidade e engajamento da comunidade local. Este projeto nos permitiu mais uma vez demonstrar como marcas podem ser forças poderosas para o bem, unindo pessoas e natureza de maneira ética e responsável.

Escopo

  • Branding
  • Design

Equipe

  • Fernanda Grottera
  • Bruna Iervolino
  • Fatima Fernandes
  • Renata Sucena

Resultados

  • Aumento da Percepção de Valor do Parque pelo visitante
  • Atingiu a primeira colocação no Trip Advisor para Canela

“Foi uma grata satisfação ter a Inmix como parceiro na construção do branding do Parque do Caracol. São profissionais que levam em consideração todos os detalhes da cultura, resultando em um trabalho posititivo e de grande valor aos stakeholders do negócio.”

Rafael Silveira
Gerente Geral Parque do Caracol